terça-feira, 5 de abril de 2011


Equipe da Biblioteca Belmonte


Uma vez por mês, aqui na biblioteca instalamos "um restaurante" na nossa sala temática de cultura popular e servimos uma "refeição completa", onde o cardápio sugere uma instigante degustação literária a partir das delícias da literatura oral. Assim, nosso menu oferece:








ENTRADA: Cantigas de roda gratinadas no forno da memória









SALADA : Trava-línguas ao molho de parlendas







PRATO PRINCIPAL: Cordel bem passado com toras de anedotas e medalhões de causos



SOBREMESA: Sorvete de trovas com coberturas de adivinhas

Essa refeição está cheia de intenções: aguçar o gosto pela cultura popular, suscitar a interatividade e valorizar os sabe res do povo. A cada sessão (0 que acontece uma vez por mês - toda última 6ª do mês) ,convidamos um "chef", mestre da cultura popular, para servir o prato principal.


Nosso convidado de abril é o Professor da UFRJ Aderaldo Luciano, Mestre e Doutor em ciência da literatura, área de concentração poética, com dissertação e tese sobre literatura de Cordel. Inclusive, faremos excepcionalmente, dia 8, 6ª feira próxima, às 14h. em função da agenda do Dr. Aderaldo. O chef, Prof. Dr. Aderaldo, servirá no prato principal: CACOFANIA A LA CARTE.
Prof. Aderaldo Luciano
Assim convidamos com muita alegria vocês que se fartarão de um tema curioso de nossa língua: O CACÓFATO. Nosso "restaurante" tem uma lotação de 32 pessoas. Fornecemos certificado de comparecimento, validado como horas complementares a quem interessar possa.

Ao final servimos sucos de frutas nordestinas, chás de especiarias sulistas e bolos típicos nortistas.

Contando e agradecendo sua atenção e presenças, ficamos "famintos" por abraça-los e à disposição para confirmações até dia 6/4
Andrea Regis
Coordenadora da Biblioteca Belmonte



Antonia Andréa de Sousa
Coordenadora do núcleo de narrativas e projetos especiais da Biblioteca Belmonte
5687 04 08  /  5691 0433   /  9442 0197 (Tim)

sexta-feira, 1 de abril de 2011


Literatura indígena, Cacofanias e Pinóquio agitam a programação da Belmonte

A Biblioteca Belmonte abre espaço para o representante da literatura indígena Olívio Jekupé , para o mestre da literatura de cordel Aderaldo Luciano e para o teatro infantil infantil da Cia. Teatro por um triz com a peça Pinóquio etc e tal.  Palestra: Literatura nativa escrita pelos próprios índios. com Olívio Jekupé.
O escritor indígena sobre sua carreira e a cultura guarani. Olívio é escritor e filósofo, autor de diversos livros e também palestrante há muitos anos. Através da literatura, ele pretende mostrar à sociedade a capacidade do povo indígena de escrever e contar histórias. Dia 07/04, quinta-feira, às 14h.

 
ESPAÇO GOURMET:CACOFANIA À LA CARTE
A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, pesquisadores e interessados nas curiosidades da nossa língua, para uma interessante degustação literária, onde da entrada à sobremesa são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Nesta sessão o prato principal será CACÓFATOS, a cargo Chef convidado Aderaldo Luciano Doutor e Mestre em Ciência da Literatura, área de Concentração Poética, com tese e dissertação sobre Literatura de Cordel. Prévio agendamento, fone 5687-0408. Dia 08/04, sexta-feira, às 14h.

TEATRO INFANTIL


PINÓQUIO ETC E TAL - Cia. Teatro por um triz - Quatro atores utilizam a técnica Bunraku (teatro de boneco japonês), objetos e máscaras para relembrar a aventura do boneco de madeira que queria ser gente. O espetáculo é ambientado numa marcenaria e os trabalhadores recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Enquanto constroem, lembram da história de Pinóquio, o boneco feito por Gepeto, e resolvem contá-la ao público. Dia 09/04, sábado, ás 11h.





Biblioteca Pública Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525 -
Santo Amaro - 04752-010
Tel: (11) 5687 0408 e (11) 5691 0433

E-mail: bmbelmonte@yahoo.com.br