BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE
CULTURA POPULAR
Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro – tel. 5687-0408 - Próx. à Pça. Floriano Peixoto
Email: bmbelmonte@yahoo.com.br - bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
OUTUBRO/2010
EXPOSIÇÃO: “LIVRE PENSAR É SÓ FALAR”:
Integrando o projeto BIBLIOTECA FOFA, CRIANÇA GRACINHA, LIVRO GUTI GUTI , um painel mostra frases e ditos coletados a partir de uma pesquisa entre os nossos públicos interno e externo sobre “Pra voce o que é Fofo??” e “Qual é o seu livro Guti Guti??”. Um segundo painel mostrará fotos infantis, de nossa equipe e parceiros, propondo um engraçado jogo de “Advinhe quem é esta Gracinha??” Durante o mês de outubro, no saguão da biblioteca. Na sala temática exposição de brinquedos artesanais. De 2ª. A 6ª. das 10h às 16h, sab. das 10 às 15h
02/10 - sábado - das 13h às 17h
AÇÃO PROCESSOS DO PROJETO MÚSICA VOCACIONAL E TEATRO VOCACIONAL
Apresentações dos vocacionados de música e teatro da Biblioteca Belmonte orientados pelos artistas Erry G e Malu Bazan. Para o público em geral no Auditório Kiyomi Oba
09/10 – Sábado – 14h
LÍNGUA NAS LETRAS DE MÚSICA
O projeto Língua nas Letras de Música, desenvolvido em parceria com a revista Língua Portuguesa, promove encontros direcionados ao público jovem, destacando as nuances da língua na criação das músicas populares. Por meio da análise de letras de música, que vão do samba ao rap, passando pelo rock nacional, MPB e outros gêneros populares, o projeto aborda temas da nossa língua em uma experiência informal. Com o o violonista Lucas De Luccia e o professor João Jonas Veiga Sobral, colunista da revista Língua Portuguesa e autor dos livros "Português Prático", "Nossa Língua - falando e escrevendo corretamente" e "Redação Empresarial".
10/10 – Domingo – das 10 às 10h
NEM 10, NEM 100, SÃO 110 HISTÓRIAS CONTADAS EM 10/10/10, DAS 10 ÁS 10H, PORQUE CONTAR É 10!!
Aproveitando uma data que acontece uma vez a cada século e pelo terceiro ano consecutivo a Biblioteca realiza uma maratona de contação . Este ano aliam-se ao projeto contadores de Fortaleza, Terezina, Campo Grande, Porto Alegre, Santa Bárbara D’Oeste, Diadema, São Bernardo do Campo, Embu-Guaçu, Belo Horizonte, Vargem Grande Paulista, Juquitiba, que levarão o”Nem 10 nem 100” às suas cidades. Serão histórias lidas, cantadas, narradas e declamadas. Lendas, parábolas, fábulas, contos de fadas, cordel e causos estarão no repertório de contadores, educadores sociais, formandos de pedagogia, professores , psicólogos, agentes de saúde e voluntários. Integram o roteiro das 110 histórias: Bibliotecas, Escolas, Universidades, Hospitais, Igrejas, Clubes, Casa de Repouso, Orfanato, Casas de Cultura, ONGs e Penitenciária. Este projeto conta com o apoio da Editora IMEPH, Departamento de Bibliotecas de São Bernado do Campo, Centro Universitário Uniítalo, Hospital do Campo Limpo, Fundação Dixtal, DEPAVE, Proj.Escola da Familia.
16/10 - sábado - 18h
FORRÓ NA BELMONTE
Apresentação da música nordestina, com músicos do Trio Brilhante, Miltinho do Acordeon, Vidal Silva, Pedrinho do Acordeon e Dominguinhos do 8 Baixo, que irão tocar e cantar o autêntico Forró Pé de Serra. Organização do sanfoneiro Escurinho do Acordeon. Público em geral. No auditório Kiyomi Oba.
18/10 – sábado – 9h
BELMONTE – MUITO PRAZER!
Estudantes da 1ª. E 4ª. Séries da Escola Estadual Heid Alves Lazarinni conhecem o acervo e serviços da biblioteca, culminando com divertidas vivencias na literatura oral, no Auditório Kiyomi Oba.
19 a 26/10- das 9h30 às 16h
BIBLIOTECA FOFA, CRIANÇA GRACINHA, LIVRO GUTI GUTI .
No mês de outubro a Belmonte propõe ações que refletem, expressam, criam e reproduzem conceitos e interpretações de “fofura e gracinha”. Sugestivas instalações que remetem ao tema estarão dispostas desde a entrada da biblioteca, passando pelo saguão, sala de oficinas, de contação, temática, corredores e auditório.Da programação constam: contos de meiguice, cantigas de ninar, balet infantil, sarau lítero musical mirim, debates com pediatra, odontopediatra, psicólogo, nutricionista, obstetra, fonoaudiólogo, pedagogo, oficinas. Apoio da AEI-LIJ- Assoc.dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infanto Juvenil e Brinquedoteca do Centro Universitário Uniitalo, Coord. De Saúde da Zona Sul, Hospital Albert Einstein e Biblioteca do Bebê.
23/10 – Sábado 17h
RETRATO SONORO DE CANUDOS, COM GEREBA
Apresentação musical comentada. Instrumentista, compositor, cantor e arranjador, o baiano Gereba, ex-integrante do grupo Bendegó (que acompanhou Caetano Veloso na turnê do álbum "Jóia") e parceiro de compositores como Capinam e Abel Silva, apresenta na biblioteca de Cultura Popular um retrato musical e poético da Guerra de Canudos, que recebeu diversos elogios da crítica. Retrato Sonoro de Canudos já foi apresentado nas principais capitais brasileiras e em cidades do estado norte-americano do Texas no ano passado.
PROGRAMAÇÃO FIXA
VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES.
Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Exposição permanente no saguão da Biblioteca. De 2ª. a 6ª.das 8h às 17h e sáb. das 9h às 16h.
XILOGRAVURA: DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES:
Após temporada na Biblioteca Alceu Amoroso de Lima, com passagem pelo Centro Cultural São Paulo, a exposição dos trabalhos dos alunos, feitos durante o ano de 2009, coordenados pelos Professores Valter Eduardo e Ezequiel, das oficinas de xilogravura da Belmonte, se instala no saguão da Biblioteca. Aberta ao público de 2ª. a 6ª. feira, das 8 às 17h, sábados, das 9 à 15h.
ESPAÇO DE TEATRO NA SALA DE PESQUISA
Espaço lúdico criado para abrigar o acervo de teatro da biblioteca para consulta e empréstimo, na sala de pesquisa. 2ª. a 6ª.das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h.
OFICINA DE XILOGRAVURA
Oficina que trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística estreitamente ligada à literatura de cordel.Com o artista xilogravurista Valter Eduardo, ilustrador de folhetos e capas de livros. A oficina oferece aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos. 4ª.f das 14h às 17h.
OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA
Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados das 9h30 às 12h30.
MÚSICA VOCACIONAL
Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Orientador DJ Erry-G, 2as. e 4as.feiras das 13h30 às 16h30
TEATRO VOCACIONAL
Grupos de Estudos de Dramaturgia. Orientadora Malu Bazan.: 6as. feiras das 13h30 às 16h30 e Turma de Teatro, para pessoas à partir de 14 anos: Sábados, das 12h45 às 15h45.
07/10 – 5ª. Feira – 19h
V ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS – CORDEL, RESISTÊNCIA E VANGUARDA
Encontro do público com o escritor Costa Senna. Poeta, cantor, ator e autor de vários cordéis. Tem 4 cd's gravados com músicas extraídas de seus cordéis. Público em geral. No auditório Kiyomi Oba
Dia 09/10 - sábado, das 10h às 11h
NATUREZA ENCANTADA
Contação de Histórias que valorizam a natureza e despertam consciência ecológica são narradas pela contadora da Biblioteca Belmonte Andréa Sousa e convidados do Projeto Conta Comigo, para todas as idades. No Pq. Severo Gomes, R. Pires de Oliveira nº 356 – Granja Julieta
Dia 23/10 - sábado das 11h30 às 13h
SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS
Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação . Mediante prévia inscrição pelo telefone 5687-0408/5691-0433.
Dia 29/10 – 6ª. Feira às 14h
ESPAÇO GOURMET - DELÍCINHAS DA LITERATURA ORAL
A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe profissionais de arte e educação infantil, para uma instigante degustação literária, onde são servidas declamações da cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Essa ação privilegia a interatividade, valoriza os saberes do povo e aguça o apetite para a cultura popular. Necessária prévia inscrição. Vagas limitadas.
Dia 30/10 - sábado das 15h às 20h
SARAU SERTANEJO
Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.
VISITAS MONITORADAS
A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o Acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.
Parabéns Paula pela criatividade. Ficou muito boa a postagem. A Belmonte e seu público agradecem!
ResponderExcluirJomar
Biblioteca Belmonte
Parabéns,
ResponderExcluirPor proporcionar aos leitores (convencionais ou não) um espaço aconchegante, lúdico e criativo para que o imaginário possa florescer.
Com carinho
Elaine Valentim
Coordenadora Pedagógica
CEI Santo Amaro