sexta-feira, 29 de outubro de 2010


BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE
 CULTURA POPULAR
Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro
 Tel. 5687-0408 - Próx. à Pça. Floriano Peixoto
Email: bmbelmonte@yahoo.com.br - bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br



PROGRAMAÇÃO GRATUITA 
 NOVEMBRO/2010




VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES
 Exposição composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato à partir de retratos realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. Exposição permanente. 2ª. a 6ª.das 8h às 17h e sáb. das 9h às 16h.



  “PROJETO CONTA COMIGO”
Dias 11/11 -5a. Feira, 10 e 14h
Núcleo de estudos sobre a arte de contar histórias envolvendo contadores da rede sul de Bibliotecas e formandos em Pedagogia e Letras da UNIÍTALO. Coordenação: Ivani Magalhães e Andréa de Sousa. Agendamentos, pelo tel. 5687-0408 com Andréa Sousa.



PROJETO “ESCRITOR NA BIBLIOTECA”
Dia 12/11 – 6ª.Feira – 10h
 Daniel Munduruku - Indígena da Amazônia, escritor conhecido nacional e internacionalmente. É graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela USP/SP, Diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem Mérito Cultural da Presidência da República e Membro da Academia de Letras de Lorena.



 MOSTRA FINAL DO PROJETO VOCACIONAL DE MUSICA E TEATRO
Dia 13/11 – sábado – das 14 às 19h
 Grupos Participantes: MUSICA - Aurora Sertaneja, Anjos JPM, Moraes da Viola, A Ponte, Wagner Trindade e João da Mata e Machadinho. TEATRO – Grupo Palco Pra Toda Obra e Turma iniciante da Biblioteca Belmonte. Orientadores: Erry-G (Musica Vocacional) e Malú Bazán (Teatro Vocacional)



 PIPANDO...ONDE DORMEM OS PÁSSAROS
Dia 18/11 – 5ª.Feira – 15h
espetáculo de dança, promete dar uma nova visão ao universo devastador dos usuários de crack. Com criação e concepção inédita do bailarino e coreógrafo Pedro Costa, do Núcleo Artístico Pedro Costa, e trilha sonora original assinada por Andrei Ivanovic e Wilson Ferreira, o espetáculo guiará o público – através dos movimentos e sensações da dança contemporânea – nos caminhos tortuosos dos usuários da droga. Para adultos



 PROJETO “ESCRITOR NA BIBLIOTECA”
Dia 17/11 – 4ª.Feira – 14h
 Ungulani Ba Ka Khosa, nome tsonga (grupo étnico do sul de Moçambique) do escritor e professor Francisco Esaú Cossa. Suas obras ficcionais retratam a realidade de seu país. "Ualalapi", seu livro de estréia, nos transporta ao passado histórico moçambicano como colônia de Portugal. Outras obras são: Orgia dos loucos, No reino dos abutres e Os sobreviventes da noite.


 PATRIA AMADA RESPEITADA 
Dia 19/11 – 6ª. Feira – 10h
 Lição de Cidadania: Evento cívico onde as bibliotecas Belmonte e Prestes Maia em parceria com a PM, GCM, Redes de Educação privada e pública da Zona Sul, Movimento de Escoteiros. Haverá hasteamento da bandeira, concerto de hinos pátrios, culminando com a cerimônia de incineração das bandeira inservíveis



  VI ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS 
Dia 11 /11 - 5ª. Feira , 19h
Encontro do público com os poetas cordelistas Pedro Monteiro e Cleusa Santos e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina


 A FEIRA DE CARUARU EM SANTO AMARO :
Dia 27/11 – sábado – a partir das 10h 
Representação da Feira de Caruaru no estacionamento da Biblioteca. Em uma área de 150 m Os tres segmentos que tornaram a feira famosa estarão representados: A feira de Artesanato, da Sulanca e a feira Livre. Assim, artes manuais com peças acabadas ou sendo produzidas pelas mãos de artesãos, raizes, ervas, troca-troca de cordéis, comidas tí­picas estarão expostas na instigante feira. Serão gente e coisas espalhadas na feira envoltas por um notável banho de sons, cores, burburinhos e entusiasmo! Tudo isto invocado e incentivado pelas apresentações tí­picas da Feira de Caruaru. Com a seguinte programaçao:

 10h
Abertura da Feira

11hs.
Sabino Lopes e seu filho com música nordestina, Paula Dundee e outras atrações.

 12h
Repentistas Adão Fernandes e João Dotô que, desafiados pelo público, defendem-se em rimas, ritmos
e improvisos, Escurinho do Acordeon e seu povo, trazendo o forró pé de serra

 13h 
 Caravana do Cordel, declamação dos Cordéis pelos seus autores, contação de causos e música

 15h
Grupo Arrastão do Beco - apresenta Maracatu – Coordenação Mônica Santos

16h 
Sarau Sertanejo com várias duplas, trios e solos, coodenados por Alcione Kosmos e Apresentados por Guarani. Participação especial de Paula Dundee.




PROGRAMAÇÃO FIXA

EXPOSIÇÃO: XILOGRAVURA – DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES
 Produção dos alunos do Prof. Eduardo Ver,e Ezequiel, feitos durante o ano de 2009. Na Sala de Oficinas de 2ª. a 6ª.feira, das 8 às 17h, sábados, das 9 à 15h.



ESPAÇO DE TEATRO NA SALA DE PESQUISA
 Espaço lúdico criado para abrigar o acervo de teatro da biblioteca para consulta e empréstimo,
na sala de pesquisa.
2ª. a 6ª.das 8h às 17h e sábados das 9h às 16h.



OFICINA DE XILOGRAVURA

Oficina que trabalha a expressão plástica em xilogravura, manifestação artística estreitamente ligada à literatura de cordel. Ministrada pelo artista Valter Eduardo, autor de diversos folhetos e capas de livros , expositor. A oficina oferece aulas teóricas e práticas. Para maiores de 14 anos.
 Quartas das 14h às 17h.



OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA 

 Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas.
 Sábados 9h30 às 12h30.


MÚSICA VOCACIONAL

Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Orientador DJ Erry-G,
2as. e 4as.-13h30 às 16h30


TEATRO VOCACIONAL

Grupos de Estudos de Dramaturgia. Orientadora Malu Bazan.:
Sextas das 13h30 às 16h30 e
 Turma de Teatro para pessoas à partir de 14 anos.
 Todos os sábados, das 12h45 às 15h45.



 NATUREZA ENCANTADA 
Dia 13/11– sábado, das 10h às 11h 

 Contação de Histórias que valorizam a natureza e despertam consciência ecológica são narradas pela contadora da Biblioteca Belmonte Andréa Sousa e convidados do Projeto Conta Comigo, para todas as idades. No Pq. Severo Gomes, R. Pires de Oliveira nº 356 – Granja Julieta


SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS 
Dia 13/11 - sábado das 11h30 às 13h

 Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação . Inscrição pelo telefone 5687-0408 ou 5691-0433.


ESPAÇO GOURMET - DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL
Dia 25/11 – 5ª. Feira às 14h
 A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, de escolas em geral e de programas de letramento, para uma interessante degustação literária, onde da entrada à sobremesa são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Essa ação privilegia a interatividade, valoriza os saberes do povo e aguça o apetite para a cultura popular. Edição Especial, Cordel ao Ponto



 SARAU SERTANEJO 
Dia 27/11 - sábado das 17h às 20h
 Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee. Expecionalmente neste sábado o Sarau se iniciará às 17 hs, fazendo parte do evento Feira de Caruaru na Belmonte.


VISITAS MONITORADAS 
 A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o Acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.





2 comentários:

  1. Meus estimad@s amig@s!
    A Biblioteca Belmonte é um lugar abençoado pela natureza divina, para ser o seleiro da cultura popular nesta cidade de todas as nações, a nossa São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Quero amar a natureza
    E tudo que nela, tem!
    Na ação humanitária
    Solicitude de quem
    Promove a felicidade
    Para ser feliz também.

    Como pode? Meu senhor!
    O homem não ter noção
    Que destrói nosso planeta
    Em nome da construção!
    Depois ir para Igreja
    Pedindo por salvação.

    Os ditos do livro santo,
    Dos que ouço e tenho lido,
    Sinto a falta de um
    Deveras constituído:
    -“Proteger a natureza
    É também ser protegido".

    ResponderExcluir