segunda-feira, 28 de março de 2011


BIBLIOTECA PÚBLICA BELMONTE - CULTURA POPULAR

Rua Paulo Eiró, 525 - Sto Amaro - tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br



PROGRAMAÇÃO GRATUITA - ABRIL - 2011


EXPOSIÇÕES
 de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.


VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES
Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.



DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE
 Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas




CURSOS


CULTURAS POPULARES NO BRASIL: UMA INTRODUÇÃO
Coord: Prof. Alberto T. Ikeda 
 O curso objetiva que os alunos conheçam os conceitos fundamentais do enfoque antropológico sobre as culturas e as principais expressões populares no Brasil. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar danças e brincadeiras, que possibilitam compreender essas expressões no cenário geral da cultura.
Carga horária: 50h, sendo 30 presenciais e 20 para pesquisa e preparação do trabalho de avaliação.
Inscrições de 06 a 15 abril pessoalmente na biblioteca. 30 vagas. No ato da inscrição os interessados deverão escrever uma carta de intenção, de próprio punho. Aos sábados, das 10 às 13h, a partir de 30 de abril. Sala Temática da Biblioteca Pública Belmonte


MÚSICA VOCACIONAL
Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Artista orientador Fábio Sardo. 2as. e 4as. feiras, das 13h30 às 16h30



TEATRO VOCACIONAL
 Grupos de Estudos de Dramaturgia. 6as. feiras das 13h30 às 16h30 e Turma de Teatro, para pessoas à partir de 14 anos. Artista orientadora Marina Corazza. Sábados, das 12h45 às 15h45.


OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA
 Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados 9h30 às 12h30.



EVENTOS


Dia 07/04, 5ª. Feira, às 14h
 PALESTRA: LITERATURA NATIVA ESCRITA PELOS PRÓPRIOS ÍNDIOS
 com Olívio Jekupê - com o escritor indígena sobre sua carreira e a cultura guarani. Olívio é escritor e filósofo, autor de diversos livros e também palestrante há muitos anos. Através da literatura, ele pretende mostrar à sociedade a capacidade do povo indígena de escrever e contar histórias


Dia 08/04, sexta-feira, às 14h. 
 ESPAÇO GOURMET - CACOFANIA À LA CARTE 
 A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, pesquisadores e interessados nas curiosidades da nossa língua, para uma interessante degustação literária, onde da entrada à sobremesa são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Nesta sessão o prato principal será CACÓFATOS, a cargo Chef convidado Aderaldo Luciano doutor e mestre em Ciência da Literatura, área de concentração poética, com tese e dissertação sobre Literatura de Cordel. Prévio agendamento, fone 5687-0408.


Dia 09/04 - sábado - 11h 
 TEATRO INFANTIL: PINÓQUIO ETC E TAL
 Cia. Teatro por um triz - Quatro atores utilizam a técnica Bunraku (teatro de boneco japonês), objetos e máscaras para relembrar a aventura do boneco de madeira que queria ser gente. O espetáculo é ambientado numa marcenaria e os trabalhadores recebem uma encomenda inusitada: construir um boneco de madeira. Enquanto constroem, lembram da história de Pinóquio, o boneco feito por Gepeto, e resolvem contá-la ao público.


Dia 12/04 - 3ª. Feira - às 10h e 14h 
 CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL 
 Contos divertidos, de suspense, de fadas e de meiguice são narrados e declamação de poemas divertidos, estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.




Dia 16/04 - Sábado às 16h 
 CARAVANA DO CORDEL FAZ PARADA NA BELMONTE
 A Caravana do Cordel é formada por mestres da Cultura Popular. A Caravana busca reforçar o valor itinerante da poesia popular em suas múltiplas manifestações. Viajam na caravana cordelistas, repentistas, xilógrafos, músicos, pesquisadores e entusiastas da poesia popular.



Dia 23/04 - sábado, 11h 
 SHAKE, SHAKE, BABY 
 Cia. Prosa dos Ventos - O espetáculo é baseado em quinze canções tiradas das comédias e tragédias de Shakespeare, como Hamlet, Othello, Noite de Reis e Conto de Inverno. Com violões, bandolins, instrumentos de sopro e percussão, o grupo contextualiza as músicas dentro das peças onde aparecem, fazendo uma introdução do universo shakespeareno para o público infantil.


Dia 28/04 - 5ª. feira às 15h 
 TEATRO INFANTIL
 O Curioso Caso do Cetro da Condessa - O espetáculo - baseado no conto Doutor Sabe-Tudo, dos Irmãos Grimm - narra a história de uma vendedora de flores que queria ser doutora. Para crianças até 12 anos. Elenco: Trupe di Cinco: Bibi Piragibe, Gabriela Germano e Thiago Carreira. Prévio agendamento.


Dia 30/04, sábado, das 11h30 às 13h 
 SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS 
 Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Neste encontro o foco será ação voluntária de contadores de histórias em hospitais. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433.


Dia 30/04, Sábado, às 15h 
 SARAU SERTANEJO
Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee.



VISITAS MONITORADAS 
 A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.


Dorinha Sant'Anna
Belmonte - Cultura Popular
Setor Acervo Temático e Cursos
F. 5687-0408















Nenhum comentário:

Postar um comentário