quinta-feira, 30 de junho de 2011

V ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE


V ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE



Neste sábado, dia 2, das 10h às 16h a Biblioteca Belmonte-temática em Cultura Popular- realiza o já consagrado ARRAIAL LITERÁRIO. O tema deste ano é: BRASIL DAS SABENÇAS E FOLGUEDOS. Tendas dispostas no estacionamento abrigarão as curiosidades, artesanato e culinária  das regiões centro oeste, norte, nordeste, sul e sudeste. No palco, montado no centro das tendas apresentam-se repentistas, emboladores de côco, gaúchos tipicamente trajados, contadores de causos mineiros, cordelistas, trovadores sertanejos. No "terreiro" do arraial interagindo com o público e distribuindo pesquisas sobre as tradições juninas de todo o Brasil estarão cangaçeiro, gaúcho tipicamente trajado,matuto mineiro. Os bois caprichoso e garantido revezam-se no terreiro provocando as expressões e reações do público. Culinária junina típica também representará as regiões. A biblioteca Hans Christian Andersen - temática em Contos de Fadas- estará presente oferecendo uma tenda totalmente dedicada às crianças. As quadrilhas não poderiam ficar de fora: Quadrilha do Nhô Ikeda integrada por pesquisadores da cultura popular, do CIEJA Campo Limpo e das noivinhas da EMEI Borba Gato.  Participação Centro de Cidadania de Mulheres de Santo Amaro, Jackson Ricarte, CECCO Sto. Amaro, CIEJA CAMPO LIMPO, CARAVANA DO CORDEL, Paula Dundee, Escurinho do Acordeon,  M MUSIC PRODUÇÕES, Vocacional de Música, Adão Fernandes e João Dotô, Peneira e Sonhador,CIA CHAVEIROEIRO,Sabino e Gabriel Lopes. Apoio: Subprefeitura de Santo Amaro, SESC Sto. Amaro, M MUSIC PRODUÇÕES, Assoc.Comercial Santo Amaro, Grupo CRESCER, GCM,CIA PAIDÉIA.
O V ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE que instrui, diverte , valoriza nossa identidade cultural e prioriza a literatura oral. É gratuito.
Rua Paulo Eiró,525, bem próxima da Pça. Floriano Peixoto em Santo Amaro. Fones:  5687-0408  5691-0433.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

IX ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS com MOREIRA DE ACOPIARA


IX ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS
5ª. FEIRA
Dia 30/06/2011 , 19h

Encontro do público com o poeta cordelista

MOREIRA DE ACOPIARA

Encontro do público com o poeta cordelista Moreira de Acopiara e suas construções literárias, que tem como pano de fundo: o Cordel - manifestação impressa em versos metrificados e rimados, a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina. Lançamento dos livros Se os animais falassem e Declaração Universal dos Direitos Humanos.


NA BIBLIOTECA BELMONTE
Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto-Sto. Amaro-SP
Fone: 5687-0408

GRATIS


sexta-feira, 17 de junho de 2011

SARAU SERTANEJO - TODO ULTIMO SÁBADO DO MES



Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça. Floriano Peixoto - Santo Amaro- São Paulo - SP
bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br  - Fone:  5687-0408


SARAU SERTANEJO

PROXIMO SÁBADO

25/06/2011
15 horas
GRÁTIS

Na Biblioteca
Belmonte

Nossas Atrações:

Alcione Kosmos
Aninha
Aurora Sertaneja
Cida Garcia
Duo Simpatia
Escurinho do Acordeon
Guaçu
João da Mata e Machadinho
Joel Oliveira
Mineirinho
Morais da Viola
Paula Dundee
Sebastião Borges
Teclas e Cordas
E muitas outras atrações

Coordenação:
Alcione Kosmos

Apresentação:
Guaraní

Participação Especial:
Paula Dundee

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SHOW NA BELMONTE: VIOLA, FOGUEIRA E RASTAPÉ - JACKSON RICARTE

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip22C6WwP-FE8iN-XxNvtSJrxGJrNVHcMlJmfeWbzR3mfRIs-OoT_BzduK0bW0-Z90ZtN7G4731HuUF7iT2LvOtznyZHtOm8CH-6EJWj9VBn8Fcayrp4u0Qqx6VVDsWaMjrJkd19m9-Xg/s1600/biblioteca+logo.jpg

                   Apresenta:

VIOLA, FOGUEIRA E RASTAPÉ

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3dL6EEgEf2xFRN55s3TwMuCULZso8wDU6uMJdzt1aab_UYAk7a3bBsEsvH8zLuOQrm_refBuhpsJNh4N4A_hNG8QJqQPs08hngrSCkwgsK3WwGMPsr5a-UlBL5NBNBQ7_qIu0BaDvOrw/s350/BDS_1674.JPG
 
Com destreza nos ponteios da Viola Caipira e carisma no canto, Jackson Ricarte faz um passeio pelas fogueiras do Brasil, rememorando canções que marcaram a história desses folguedos: as canções de domínio público, autores como Tonico e Tinoco, Mario Zan e Luiz Gonzaga. O Violeiro também fará um bate papo contando causos e falando sobre os ritmos característicos das Festas Juninas.

Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró,525 - junto à Pça. Floriano Peixoto - Santo Amaro SP-SP
para grupos grandes agendamento pelo telefone 5687-0408
Dia 17/06, sexta-feira, às 19h , Com Jackson Ricarte.

FOLIAS DE SÃO JOÃO - com IMIMAR DOS REIS - 16 de junho - 19h


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip22C6WwP-FE8iN-XxNvtSJrxGJrNVHcMlJmfeWbzR3mfRIs-OoT_BzduK0bW0-Z90ZtN7G4731HuUF7iT2LvOtznyZHtOm8CH-6EJWj9VBn8Fcayrp4u0Qqx6VVDsWaMjrJkd19m9-Xg/s1600/biblioteca+logo.jpg


Na próxima quinta-feira, 16/06, às 19h,  o músico Inimar dos Reis traz à Biblioteca Belmonte o espetáculo interativo FOLIAS DE SÃO JOÃO, que contempla o ciclo junino e leva o público a uma viagem ao imaginário popular com músicas e danças de vários estados brasileiros.

Com Inimar dos Reis e os músicos Leo Doktorczyk, Fernando Boi, Cesar Azevedo e o Astro da Sanfona. 




Folias de São João
Espetáculo musical do ciclo junino
http://www.inimardosreis.com.br/imgs/fotos_box.jpg

Vários são os elementos que compõe o quadro das festividades juninas no Brasil.
As quadrilhas, cantorias, procissões mastros, crendices, ritmos, músicas colorem as festas. As fogueiras, também símbolo das comemorações, estão relacionadas as tradicionais festas pagãs existentes na Europa antes da chegada do cristianismo, realizadas em homenagem aos deuses da fertilidade, em que se comemoravam as boas colheitas e fim de inverno. A adoração a São João era tradicional na Península Ibérica e foi, portanto, trazida ao Brasil pelos jesuítas.  A festa chegou ao Brasil carregada de elementos sacros e pagãos. A fogueira foi então relacionada ao lendário Fogo de São João.

Sobre Inimar
Mineiro de Jequitinhonha, com raízes ligadas à cultura popular, o granjeiro Inimar dos Reis criou o grupo Folias e Folguedos e mantém atualmente em sua residência a “Casa do Folião”. Inimar é filho de sanfoneiro, neto de folião, tocador de viola e rezador curandeiro, aprendeu a tocar acompanhando o pai e o avô nas festas. “Fui graduando, de bandereiro a tocador de viola e depois passei a brincante, palhaço da brincadeira, cantador”, e continua “eu fui escolhido para ser um brincante, eu nasci dentro da tradição, espiritualmente a coisa foi invocada, não faço isso porque é uma profissão, é também porque é uma devoção”. É assim que Inimar traduz seu trabalho. Para ele, o trabalho com cultura popular é uma missão e os seus shows, uma grande aula.

Na adolescência iniciou sua viagem pelo Brasil vivenciando as mais variadas manifestações folclóricas e aprendendo com os mestres. “Fiz teatro, fui palhaço de circo, viajei esse Brasil afora, cada vez que havia uma festa e eu tinha afinidade, ficava ali para aprender”, conta.

Na década de 90, já músico profissional, o folião desembarcou em São Paulo, a princípio morou no Butantã, mais tarde veio para Cotia. “Enquanto artista, eu precisava encontrar pessoas que tivessem envolvimento com a cultura, procurei me aproximar de pessoas que falavam essa linguagem”, conta. 

Fonte: Jornal D'aqui  disponível em: http://www.jornaldaqui.com.br/materia_impressao.php?id_artigo=2745

terça-feira, 7 de junho de 2011

PALESTRA: NILZE COSTA E SILVA - Milagres de Juazeiro, a meca do nordeste


Rua Paulo Eiró, 525 – junto à Pça. Floriano Peixoto – Sto Amaro – F. 5687-0408

Dia 11/06, sábado,  16h.
MILAGRES DE JUAZEIRO, A MECA DO NORDESTE
Nilze Costa e Silva

O auditório Kiyomi Oba recebe a conceituada escritora cearense Nilze Costa e Silva  para um encontro literário onde a literata apresenta seus livros: A mulher sem túmulo que trata da religiosidade popular a partir dos milagres da Beata Maria Araujo e Fortaleza Encantada que traz os mitos e lendas da capital da terra da luz. A escritora conduz uma seção de humor e brinca com “melôs” e “comparações”




NESTA BIBLIOTECA
GRATIS

sexta-feira, 3 de junho de 2011

PALESTRA ‘’ACENDENDO A FOGUEIRA: RITOS, MÚSICAS E DANÇAS NAS FESTAS JUNINAS DO BRASIL’’

                                    
Rua Paulo Eiró, 525 - junto à Pça. Floriano Peixoto - Santo Amaro - F. 5687-0408


PALESTRA ‘’ACENDENDO A FOGUEIRA: RITOS, MÚSICAS E DANÇAS NAS FESTAS JUNINAS DO BRASIL’’.
Dia 9/06/2011 - 5ª.feira – 19h

  Com Prof. Alberto Ikeda - Em comemoração às festas juninas, a palestra aborda as origens remotas e os principais rituais, santos, músicas, danças e personagens deste período festivo-tradicional brasileiro, relacionados historicamente a episódios da cultura caipira paulista. Busca-se a compreensão da permanência dessas festividades como uma das marcantes referências da cultura popular brasileira. Encerra-se com a dança de uma quadrilha improvisada com os presentes.