quinta-feira, 26 de maio de 2011

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE JUNHO-2011


Rua Paulo Eiró, 525 – Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br 

PROGRAMAÇÃO GRATUITA – JUNHO - 2011
                                                       
EXPOSIÇÕES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.

VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES: Exposição  é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
 
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE: Exposição dos trabalhos dos alunos dos cursos de xilogravura em várias técnicas, realizado de fevereiro a dezembro de 2009, coordenado pelos professores artista Eduardo Ver e Ezequiel. Na Sala de Oficinas
 
CICLO JUNINO DA BELMONTE
  Dia 9/06 5ª.feira – 19h - PALESTRA ‘’ACENDENDO A FOGUEIRA: RITOS, MÚSICAS E DANÇAS NAS FESTAS JUNINAS DO BRASIL’’. Com Prof. Alberto Ikeda - Em comemoração às festas juninas, a palestra aborda as origens remotas e os principais rituais, santos, músicas, danças e personagens deste período festivo-tradicional brasileiro, relacionados historicamente a episódios da cultura caipira paulista. Busca-se a compreensão da permanência dessas festividades como uma das marcantes referências da cultura popular brasileira. Encerra-se com a dança de uma quadrilha improvisada com os presentes.
Dia 16/06 5ª.feira – 19h - FOLIAS DE SÃO JOÃO - Com Inimar dos Reis e os músicos Leo Doktorczyk, Fernando Boi, Cesar Azevedo e o Astro da Sanfona.Espetáculo interativo que contempla o ciclo junino e leva o público a uma viagem ao imaginário popular com músicas e danças de vários estados brasileiros.
Dia 17/06 – 6ª. feira – 10h e 19h:  VIOLA, FOGUEIRA E RASTAPÉ - Com Jackson Ricarte. Com destreza nos ponteios da Viola Caipira e carisma no canto, Jackson Ricarte faz um passeio pelas fogueiras do Brasil, rememorando canções que marcaram a história desses folguedos: as canções de domínio público, autores como Tonico e Tinoco, Mario Zan e Luiz Gonzaga. O Violeiro também fará um bate papo contando causos e falando sobre os ritmos característicos das Festas Juninas.
Dia 17/06–6ª feira – 14h -  ESPAÇO GOURMET JUNINO - DELÍCIAS DA LITERATURA ORAL - Com Andrea Souza. A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto para uma interessante degustação literária; o cardápio traz: Entrada: cantigas de roda gratinadas no forno da memória,  Salada: salpicão de trava línguas servido com lascas de trovas, Prato Principal: Contação de causos recheados de cordel acompanhados de anedotas bem passadas, Sobremesa: Sorvete de advinhas com cobertura de charadas. Chefes convidados:  Jackson Ricarte e João Luis do Couto. Agendamento de grupos pelo fone 5687-0408 .
 
Dia 02/07 - sábado –  das 10h às 16h - V ARRAIAL LITERÁRIO DA BELMONTE – Brasil das Sabenças e Fogueiras. Encerrando o ciclo junino o Tradicional Arraial Literário da Belmonte traz em sua 5ª. Edição as manifestações juninas de todas as regiões do Brasil. As tendas dispostas no estacionamento viram animadas vitrines das sabenças juninas regionais. Com Escurinho do Acordeon, Trio Arcoverde, Adão Fernandes e João Dotô, Aderaldo Luciano, Moreira de Acopiara, Paula Dundee,  Caravana do Cordel e Cia. Chaveiroeiro. Com a participação dos grupos de teatro e musica vocacional. 
  

TEATRO
 
Dia 02/06 – 5ª.feira  – 14hCOISAS DE SACI - Cia Tempo de Brincar - O espetáculo musical narra a história de um menino que passa uma noite de aventuras em companhia do Saci Pererê. Com músicas de Valter Silva e bonecos de Elaine Buzato, a Companhia Tempo de Brincar convida o público valorizar a Cultura Popular Brasileira.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 
Dia 11/06, sábado, das 11h30 às 13h - SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS - Vivências e reflexões voltadas para narradores, apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Neste encontro o foco será : Comunicador Eficiente: Contador Eficaz. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação.  Inscrições telefones 5687-0408 e 5691-0433
 
Dia 11/06 – sábado – 16h – MILAGRES DE JUAZEIRO, A MECA DO NORDESTE – O auditório Kiyomi Oba recebe a conceituada escritora cearense Nilze Costa e Silva  para um encontro literário onde a literata apresenta seus livros: A mulher sem túmulo que trata da religiosidade popular a partir dos milagres da Beata Maria Araujo e Fortaleza Encantada que traz os mitos e lendas da capital da terra da luz.

Dia 14/06 – 3ª. Feira – às 10h e 14h - CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL
Contos de facécias, de suspense, de fadas e de meiguice são narrados e declamados, poemas divertidos, estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contos.  Inscrições telefones: 5687-0408 e 5691-0433
                                                                                    
ENCONTROS

Dia 25/06, sábado, às 15h - SARAU SERTANEJO
Todo último sábado do mês grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee. 
 
   
Dia 30/06, 5ª. Feira, às 19h - IX ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS - Encontro do público com o poeta cordelista Moreira de Acopiara e suas construções literárias, que tem como pano de fundo: o Cordel - manifestação impressa em versos metrificados e rimados, a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina. Lançamento dos livros Se os animais falassem e Declaração Universal dos Direitos Humanos.
 
CURSOS
 
MÚSICA VOCACIONAL: Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Artista orientador Fábio Sardo.  2as. e 4as. feiras, das 13h30 às 16h30
 
TEATRO VOCACIONAL: Grupos de Estudos de Dramaturgia.   6as. feiras das 13h30 às 16h30 e Turma de Teatro,  para pessoas a partir de 14 anos. Artista orientadora Marina Corazza.  Sábados, das 12h45 às 15h45.   
 
OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA – Projeto Fanzines nas Zonas de Sampa:  Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel.  Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados 9h30 às 12h30. (a partir de 30/04)

 
 
VISITAS MONITORADAS – A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo  telefone 5687-0408.

Nenhum comentário:

Postar um comentário