Rua Paulo Eiró, 525 – Sto Amaro – tel. 5687-0408
bmbelmonte@yahoo.com.br e bmbelmonteculturapopular@yahoo.com.br
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
MAIO - 2011
EXPOSIÇÕES: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 16h.
VISAGENS VISÕES COMUNS, VISÕES SUBLIMES:
Exposição é composta por xilogravuras feitas por Ernesto Bonato a partir de retratos também realizados pelo artista, de pessoas que circulam, trabalham ou moram no entorno da biblioteca. A exposição homenageia a arte popular na figura de homens e mulheres comuns, depositários e vivificadores da cultura brasileira. Exposição permanente no saguão da Biblioteca.
DIÁLOGOS ENTRE TÉCNICAS E GERAÇÕES - EXPOSIÇÃO DA PRODUÇÃO DE XILOGRAVURA DOS ALUNOS DA BELMONTE:
CURSOS
MÚSICA VOCACIONAL
Orientação diferenciada pela abertura a todas as linguagens musicais. Procura incentivar os grupos, bandas formadas ou em formação e artistas solo, interessados na prática musical. Para público acima de 14 anos. Artista orientador Fábio Sardo. 2as. e 4as. feiras, das 13h30 às 16h30
TEATRO VOCACIONAL:
Grupos de Estudos de Dramaturgia. 6as. feiras das 13h30 às 16h30 e Turma de Teatro, para pessoas a partir de 14 anos. Artista orientadora Marina Corazza. Sábados, das 12h45 às 15h45.
OFICINA DE QUADRINHOS EM XILOGRAVURA
Projeto Fanzines nas Zonas de Sampa: Esta oficina leva ao público uma linguagem que desenvolve e estimula a criatividade para o desenho, escrita e leitura. Ministrada pelo artista Ezequiel. Para crianças a partir de 7 anos alfabetizadas. Sábados 9h30 às 12h30. (a partir de 30/04)
EVENTOS
Dia 07/05, sábado, das 14h às 17h
CONTANDO HISTÓRIAS COM OBJETOS com Kelly Orasi
Neste encontro serão abordados temas como os recursos do teatro de objetos para a ilustração da arte de contar histórias, o objeto e sua carga de significados e a inserção do objeto na narrativa oral e a sutileza da manipulação com duas horas de duração.
Dia 10/05, terça-feira, às 10h e 14h
CONTAR É PRECISO, LER É INDISPENSÁVEL
10h: MAMÃE COM AÇÚCAR
Onde a ternura e o heroísmo maternos integram o enredo das histórias. 14h: Contos de facécias, de suspense, de fadas e de meiguice são narrados e declamação de poemas divertidos, estimulam o potencial criativo e o prazer de ler. Público alvo: participantes de programas de incentivo à leitura. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação. Inscrições pelos telefones 5687-0408 e 5691-0433
Dia 13/05, sexta-feira, às 13h
CAMINHADA CULTURAL EM SANTO AMARO
Em virtude do 13 de maio, data comemorativa da Abolição da Escravatura, a Biblioteca Belmonte, o Paço Cultural Júlio Guerra e a Casa de Cultura Cora Coralina realizam uma Caminhada Cultural , partindo do Paço Cultural Júlio Guerra com destino ao Largo 13 de Maio, onde acontecem as apresentações literoculturais.
Dia 14/05, sábado, das 11h30 às 13h
SEMEANDO E AFIANDO LÍNGUAS ENCANTADAS
Vivências e reflexões voltadas para apreciadores e interessados na arte de ler e contar histórias. Neste encontro o foco será a escolha do repertório. Com a comunicóloga, contadora de histórias e mediadora de leitura Andréa de Sousa, na Sala de Contação. Inscrições: telefones 5687-0408 e 5691-0433 Dia 14/05, sábado, às 15h
TEATRO: RETRATOS DA VIDA NO SUB-SOLO
Encenado pelo grupo Palco pra toda obra, pa público acima de 12 anos, no Auditório Kiyomi Oba. Escolas e Grupos grandes, deverão fazer agendamento prévio pelo tel. 5687-0408.
Dia 21/05, sábado, às 14h
CULTURA POPULAR – SAMBA DE BUMBO
com Grupo Sambaqui - Manifestação originária de comunidades de origem afro, o Samba de Bumbo tem origem paulista, prática cultural de caráter comunitário e participativo, no estilo das festas populares tradicionais. O Sambaqui é um grupo constituído por pessoas de formação diversificada, que tem como principais atividades a pesquisa e a vivência de manifestações da cultura tradicional afro-brasileira da região sudeste, tais como Samba de Bumbo, Jongo e Batuque de Umbigada.
Dia 26/05, quinta-feira , 19h
VIII ENCONTRO DE ESCRITORES CORDELISTAS
Encontro do público com o poeta cordelista Varneci Nascimento e suas construções literárias e que tem como pano de fundo: o Cordel (manifestação impressa em versos metrificados e rimados), a exposição de folhetos, a xilogravura, a leitura de cordel e a poesia tradicional nordestina. Lançamento do Cordel: O Jovem Encarcerado e Cordel Encantado 27/05, sexta-feira, às 14h.
ESPAÇO GOURMET
A sala de Cultura Popular da biblioteca transforma-se em um "restaurante" e recebe público adulto, pesquisadores e interessados nas curiosidades da nossa língua para uma interessante degustação literária, onde da entrada à sobremesa são servidas declamações de cordéis, contação de causos, advinhas, parlendas, trovas e trava-línguas. Prévio agendamento, fone 5687-0408. Dia 28/05, Sábado, às 15h
SARAU SERTANEJO
Todo último sábado do mês, grupos de viola caipira e cantoria no tradicional sarau, o público canta, faz poesia matuta, propõe músicas e interage com o organizador Alcione Kosmos. Apresentação de Guarani e participação especial de Paula Dundee. VISITAS MONITORADAS
A biblioteca recebe grupos previamente agendados para conhecer o acervo e a Sala de Cultura Popular. Agendamento pelo telefone 5687-0408.
Nenhum comentário:
Postar um comentário